Skip to Content

26 fev
Publicado em: Condução, Dicas

Vai viajar no seu 4×4? Fique atento a essas dicas de segurança que preparamos para que você aproveite ao máximo a sua aventura.

. Evite viajar sozinho. Andar em comboio com dois ou mais carros aumenta a segurança no caso de algo sair errado. Quando acontecem imprevistos, um auxílio é sempre necessário. Além do mais, viajar com amigos é sempre mais prazeroso.

. Colete o máximo de informações sobre o destino e o trajeto escolhido.

. Contrate um guia. Trilhas off-road escondem surpresas que só quem conhece o lugar pode antecipar.

. Use o cinto de segurança. Seu uso é obrigatório em rodovias e em trilhas também. Solavancos, subidas íngremes e tombamentos são comuns nesse ambiente.

. Prepare a sua viatura. Inclua cintas de resgate, manilhas e calibrador para trilhas moderadas e gaiola, snorkel e guincho se for pegar pesado. Esses equipamentos podem “salvar a sua vida” durante a aventura.

. Faça uma revisão dos principais itens como freio, suspensão, óleo, filtros, pneus e sistema de arrefecimento. Manter o veículo em ordem é fundamental.

. Programe paradas para descanso. Viajar por muitas horas pode causar fadiga e mau humor. Um simples pit-stop em um posto ou um restaurante revigoram o ânimo de qualquer um.

. Não abuse da velocidade. Veículos utilitários não foram projetados para altas velocidades pois são mais instáveis que carros de passeio. Portanto, diminua a velocidade e aproveite para curtir o visual.

. Leve sempre um lanche. Principalmente para quem anda com crianças esse é um item indispensável, ninguém sabe onde estará a próxima conveniência.

. Acomode bem a bagagem. Seja no bagageiro ou no porta-malas, certifique-se que tudo esteja preso e firme.

. Não beba durante o trajeto. Em rodovias o consumo de álcool é proibido e nas trilhas não é diferente. Os mesmos efeitos ocorrem nas duas situações e você vai precisar dos seus reflexos no off-road também. Portanto, se for beber vá de “zequinha”.

Viajar com planejamento e responsabilidade, essa é a ordem.

Fonte: internet.