Skip to Content

20 nov

Nesse final de semana se comemora o dia das crianças e muitas famílias optam por curtir esse dia longe da cidade, em seus 4×4, acompanhados dos seus filhos. Preparamos algumas dicas especiais para quem vai se aventurar com os seus pimpolhos nas trilhas off-road.

Para que tudo seja uma experiência agradável e tranquila é fundamental tomar alguns cuidados. A primeira dica é: nesse assunto, preparação é tudo.

Não existe uma idade mínima para se levar a criançada, basta que você nivele a aventura de acordo com a idade dos seus filhos. Mas lembre-se que a diversão é para os pequenos, então evite trilhas muito pesadas. Estabeleça anteriormente um roteiro mais leve e apropriado para eles, com paradas periódicas para driblar a monotonia e, se possível, com banhos de mar, cachoeira, lagoa, rios ou uma simples pausa para o lanche. Eles adoram.

Dê uma atenção especial a segurança. Cinto de segurança, cadeirinha e assento são itens fundamentais nesse tipo de aventura, pois saltos inesperados podem provocar a batida da cabeça no Santo Antonio ou no teto do veículo. Além disso, os tombamentos podem acontecer. Então, verifique se esses itens estão de acordo com a idade, altura e peso do seu filho e em perfeito funcionamento.

Lembre-se de incluir na sua bagagem itens como protetor solar, chapéu ou boné, repelente contra insetos, lanches, papel higiênico, água potável para beber e se lavar e um kit de primeiros socorros.

Preste atenção nas roupas, se for para locais com mata é mais indicado calças e botas ou tênis mas se for para a praia bermudas e sandálias são o mais indicado. Dê preferência a roupas coloridas pois são mais fáceis de serem vistas a distância. Verifique também a previsão do tempo e, se for fazer frio, não esqueça os agasalhos.

Sabemos que em toda viagem off-road existem trechos longos de deslocamentos pelo asfalto então previna-se, pois os pequenos ficam impacientes rapidamente e podem fazer um pequeno inferno dentro do carro. DVD’s portáteis com fones de ouvido para assistir filmes e desenhos animados, smart fones, tablets e vídeo games portáteis podem entretê-los por horas.

Coisas simples como fazer brincadeiras, jogos (“bingo com as placas dos carros”, “quem viu primeiro” ou “jogo das celebridades”, por exemplo) ou cantar com eles as suas músicas preferidas também funcionam para distraí-los. Assim você evita a famosa frase “já chegou”?

Durante a aventura saiba identificar os momentos que oferecem perigo e mantenha as crianças a distância para evitar acidentes. Atolamentos, resgate com cinta ou guincho e passagem por trechos alagados devem ser encarados com o máximo de cuidado e, se possível, evitados.

Manter o contato com a natureza, ao ar livre, longe dos centros urbanos, shoppings e TV’s pode gerar momentos inesquecíveis com os filhos e é um dos grandes prazeres da vida off-road. Algumas experiências eles jamais irão esquecer. Aproveite.

Fonte: internet.