Skip to Content

20 nov
Publicado em: Condução, Dicas

Para se sair bem em situações extremas é preciso mais do que coragem e espírito de aventura, é preciso conhecimento. Veja a seguir algumas informações para você saber o que fazer numa situação de atoleiro de lama:

- Ao se deparar com um atoleiro de lama, não entre diretamente com o veículo. Faça um levantamento a pé, verificando antes com um pedaço de pau ou bambu a profundidade do alagadiço para evitar problemas.

- Verifique a existência de paus ou pedras encobertos que possam furar um pneu ou bater embaixo do veículo removendo-os do caminho para prevenir danos graves ao veículo. Cubra os buracos mais profundos com pedra e terra firme para ajudar na aderência dos pneus durante a passagem.

- Acione a tração 4×4 reduzida e entre com firmeza e moderação, usando a segunda marcha. Evite aceleração alta, que pode fazer os pneus patinarem, com perda de aderência e controle.

- O ideal é ir pelo caminho que já foi trilhado porque o terreno está mais batido mas cuidado com madeira ou pedras utilizadas por outros jipeiros. Se os facões feitos forem muito profundos tente seguir pelo terreno mais irregular.

- Se o veículo começar a perder tração, gire o volante para a esquerda e a direita, mantendo a aceleração até encontrar terreno firme e siga em frente. Caso não dê para avançar, engate a ré e tente fazer o percurso por outro trecho.

- Em caso de atolamento, levante os pneus com o ajuda de um macaco (Hi-lift) e calce-o com pedras e pedaços de madeira para conseguir aderência. Deixe o volante na posição em que o carro atolou pois tentar virar o volante com os pneus presos pode prejudicar o sistema de direção hidráulica.

- É muito importante não se aventurar sozinho por aí. A ajuda dos companheiros de trilha mais experientes é fundamental para lhe dar orientações específicas para a situação e também no caso de você precisar ser resgatado.

- Certifique-se se o seu carro está equipado para enfrentar o nível de desafio que você pretende encarar. Itens como pneus e suspensão fazem toda a diferença em situações extremas.

- Lembre-se de manter o seu veículo revisado e pronto para encarar qualquer situação.

- Ter sempre a mão equipamentos de resgate como cintas, manilhas, pranchas, cordas e guincho, por exemplo, pode ser muito útil.

- Se você for o condutor, não beba. Além de dirigir e beber ser proibido, o seu desempenho e capacidade de avaliação de situações arriscadas diminui bastante sob efeito do álcool.

Fonte: internet.